Projeto Executivo: Qual a importância na construção civil?

Engenharia Civil | Execução de Obras

Realizar uma obra de construção civil exige várias etapas de preparação antes mesmo de se realizar a obra, incluindo diversos projetos para que esta seja viável. Um dos principais que devem ser executados para que uma obra seja realizada de forma correta é o Projeto Executivo.

Você sabe o que é o projeto executivo e qual sua importância para a construção civil? Venha saber mais sobre esse tema e sua diferença para o projeto conceitual e o projeto básico em uma obra.

O que é o Projeto Executivo?

O projeto executivo é um documento que oferece informações essenciais sobre a obra. O detalhamento de projeto nessa etapa é de extrema importância e é superior às etapas anteriores, uma vez que esse projeto serve como um manual de instruções para quem está no canteiro de obras. Essas informações também são importantes para que seja realizada a licitação e então a execução dos serviços de obras correspondentes.

projeto-executivo

Para isso, existem algumas informações que devem ser especificadas no projeto executivo, como: o tipo de revestimento, a qualidade do acabamento, tipo de azulejo, qual o piso escolhido para a obra, cores que são definidas anterior a obra para cada um dos cômodos, qual será o tipo de cabeamento elétrico, locais de instalação de tomadas, e diversas outras especificações.

Qual é a diferença entre projeto conceitual, básico e executivo?

O projeto, resumidamente, é um conjunto de elementos conceituais, executivos, técnicos e operacionais. Ele envolve principalmente profissionais de duas áreas: Engenharia e Arquitetura. O processo para realizar uma obra na construção civil projeto conta com três etapas importantes, que são pensadas com o objetivo de encontrar as melhores soluções desde a elaboração inicial até a execução do projeto: o projeto conceitual, o básico e o executivo.

projeto-executivo

O projeto conceitual tem como principal objetivo unir a concepção e representação de informações técnicas e aproximadas, necessárias para a compreensão da configuração da obra, além da possibilidade de incluir soluções alternativas. Essa etapa também é destinada à definição de elementos e serviços que vão constituir a obra.

Já o projeto básico tem como sua principal função o embasamento dos processos licitatórios, no qual é necessário ter conhecimento sobre as características de um empreendimento, com detalhamento suficiente para que seja possível fundamentar a contratação de um determinado empreendimento, definindo assim os parâmetros e requisitos para a obra.

O projeto executivo, por sua vez, pode ser elaborado anteriormente a uma licitação, ou em paralelo à execução da obra. Porém, é importante destacar que o projeto executivo só pode ser realizado após a aprovação do projeto básico da obra, ele é muito mais detalhado e contém todas as informações que serão usadas durante a execução da construção. Ou seja, um projeto depende do outro, direta ou indiretamente, para ser executado de forma correta.

Riscos de iniciar uma obra sem um projeto executivo

Realizar uma obra sem um projeto executivo previamente planejado pode acarretar em diversos problemas, uma vez que isso pode levar a um grande número de falhas na execução da obra. Esses erros por sua vez levam a despesas extras, maior necessidade de reposição de materiais e um maior gasto com mão de obra. Por isso, é de extrema importância que sejam realizados os projetos necessários anteriormente ao início das obras, sempre contando com equipes experientes e que oferecem um bom serviço. 

No setor de construção civil, existem empresas de engenharia especializadas somente na execução de obras e outras que realizam apenas a criação do projeto. No entanto, se você busca uma empresa que realiza os dois serviços com garantia de qualidade e eficiência, conte com a Miltec, que realiza desde o projeto executivo até a entrega da obra.

Conheça mais sobre a Miltec

Agora que você sabe como funciona o projeto executivo na construção civil e qual a sua importância, que tal conhecer um pouco mais de uma empresa que oferece esse serviço junto ao serviço de obra na construção civil, sempre oferecendo serviços de qualidade e alto desempenho? A Miltec é uma empresa de engenharia que oferece serviços para a construção civil, além de projetos e execução de obras comerciais, corporativas, hospitalares e residenciais. Atualmente a Miltec está localizada e oferece seus serviços em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e na Região Sul. 

projeto-executivo

A Miltec possui duas principais formas de atendimento e oferta de seus serviços. Quando a empresa contrata o serviço do zero, é a Miltec quem desenvolve o projeto e depois o executa. Porém, também trabalhamos em casos nos quais a sua empresa contrata um escritório de arquitetura que desenvolve o projeto. Nessas situações, após pronto, o projeto é fornecido à Miltec, que irá executá-lo, isto é, fazer a construção!

Conheça mais sobre a Miltec e seus serviços em nosso site. Para acompanhar nossas vagas disponíveis acesse nosso Linkedin, Facebook e Instagram. Procura uma empresa com comprometimento, qualidade de serviço, experiência e transparência? Venha solicitar uma proposta conosco!

Abrir Whatsapp
1
Escanear o código
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Obra de Engenharia é só mandar uma mensagem 😉