Como garantir a acessibilidade em obras comerciais e hospitalares?

Obras Comerciais | Obras Hospitalares

A acessibilidade é uma pauta constantemente debatida em nossa sociedade. No entanto, quando se trata de comércios e hospitais, ela se torna ainda mais importante. Neste sentido, a acessibilidade em obras hospitalares e comerciais deve ser integrada desde o início do projeto a fim de garantir que toda a obra seja pensada para atender pessoas com mobilidade reduzida.

Quer saber como garantir a acessibilidade em obras comerciais e hospitalares? Venha conosco e saiba mais sobre esse tema e sobre as regras que regem a acessibilidade!

Quais são as normas brasileiras que regulamentam a acessibilidade em obras?

acessibilidade-em-obras

A ABNT NBR 9050 estabelece que “acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos”. De acordo com esse conceito, a acessibilidade é interpretada como fator essencial ao exercício do direito de ir e vir de qualquer pessoa. 

Pensando nisso, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) desenvolveu algumas normas tratando especificamente sobre a acessibilidade. São elas:

  • ABNT NBR 9050/2015: Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos 
  • ABNT NBR 12892:2022: Elevadores unifamiliares ou de uso por pessoas com mobilidade reduzida – Requisitos de segurança para construção e instalação;
  • ABNT NBR 9050:2020 Errata 1:2021: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos;
  • ABNT NBR 9050:2015 Emenda 1:2020: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos;
  • ABNT NBR 9050:2020 Versão Corrigida:2021: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos;
  • ABNT NBR 16537:2016 Errata 2:2018: Acessibilidade – Sinalização tátil no piso – Diretrizes para elaboração de projetos e instalação;
  • ABNT NBR 16537:2016 Errata 1:2016: Acessibilidade — Sinalização tátil no piso — Diretrizes para elaboração de projetos e instalação;
  • ABNT NBR 16537:2016 Versão Corrigida 2:2018: Acessibilidade – Sinalização tátil no piso – Diretrizes para elaboração de projetos e instalação;
  • ABNT NBR 12255:1990: Execução e utilização de passeios públicos – Procedimento.

Quais são as melhores práticas para garantir a acessibilidade em obras?

acessibilidade-em-obras

Como salientamos no começo deste artigo, a acessibilidade deve ser garantida desde o início do projeto, pois é necessário que cada ambiente seja pensado para que os espaços construídos sejam acessíveis a todos. Confira a seguir alguns dos principais elementos fundamentais em obras de acessibilidade:

Rampas de Acesso

  • Rampas suaves com inclinação adequada para permitir o acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção;
  • Corrimãos laterais para conferir maior apoio.

Calçadas Acessíveis

  • Superfícies niveladas e antiderrapantes;
  • Pisos táteis para orientação de pessoas com deficiências visuais;
  • Sinalizações visuais e táteis para alertar sobre obstáculos.

Elevadores e Plataformas Elevatórias

  • Elevadores instalados de acordo com todas as normas NBR de acessibilidade, garantindo o acesso a diferentes pavimentos;
  • Plataformas elevatórias em locais estratégicos, especialmente em edificações com diferentes níveis.

Sinalizações Táteis e Visuais

  • Sinalizações táteis no piso para orientação espacial;
  • Sinalizações visuais bem posicionadas, claras e de fácil compreensão;
  • Indicação de rotas acessíveis.

Banheiros Acessíveis

  • Os banheiros devem ser adaptados com barras de apoio e precisam ter espaço suficiente para manobras de cadeiras de rodas.
  • Equipamentos acessíveis, como pias e espelhos em alturas adequadas.

Adaptação de Mobiliário

  • Prefira um mobiliário adaptado, que atenda às necessidades de diversas pessoas, incluindo aquelas com mobilidade reduzida.

Vagas de Estacionamento

  • Vagas reservadas próximas às entradas principais.
  • A sinalização deve ser clara, utilizando símbolos padronizados. Além disso, ela deve ser colocada em locais estratégicos.

Meu prédio é antigo, posso torná-lo mais acessível?

acessibilidade-em-obras

É claro que sim! As obras de adaptação de prédios antigos permitem que essas edificações se adequem às normas de acessibilidade. Tendo em vista que diversas leis e normas sobre acessibilidade são relativamente recentes, é bastante comum que prédios mais antigos não estejam adequados aos padrões estabelecidos. Isso exige a realização de obras de adaptação a fim de que esses edifícios se adequem às legislações e normas atuais.

Prédios antigos devem seguir o disposto na norma ABNT NBR 9050:2020 Errata 1:2021, que citamos mais acima. Entre os principais pontos que devem ser adaptados estão:

1 – Sinalização: Deve ser feita através do uso de no mínimo dois sentidos: visual e tátil, ou visual e sonoro;

2 – Escadas e desníveis: A mudança de nível ou presença de degraus deve ser devidamente sinalizada, de acordo com o tópico anterior;

3 – Acessos e circulação: As rampas e corredores devem ter largura adequada para permitir o trânsito de pessoas cadeirantes, por exemplo;

4 – Vagas de garagem: É necessário assegurar a quantidade mínima de vagas de uso exclusivo em local e dimensões corretas;

Além disso, é necessário evitar desníveis desnecessários no piso, manter livre o vão das portas, fazer uma sinalização adequada para todo tipo de público, adequar a altura de interruptores, tomadas, campainhas e interfones, entre outros pontos.

Neste sentido, contar com uma empresa de engenharia especializada em obras comerciais e hospitalares, como a Miltec Engenharia, é um diferencial capaz de garantir que a sua construção siga todas as normas de acessibilidade, aumentando não só o conforto dos frequentadores do seu futuro hospital ou estabelecimento como também evitando problemas envolvendo o descumprimento das legislações sobre o tema.

A Miltec Engenharia atua de duas formas diferentes: Quando o seu hospital contrata o serviço do zero, é a Miltec quem desenvolve o projeto e depois o executa. Além disso, também trabalhamos em casos nos quais a sua instituição de saúde contrata um escritório de arquitetura que desenvolve o projeto. Nessas situações, após pronto, o projeto é fornecido à Miltec, que irá executá-lo, isto é, fazer a construção!

A Miltec Engenharia se compromete em entregar soluções de engenharia de alta qualidade que atendem rigorosamente as demandas específicas de seus clientes, incluindo todas as normas e leis que dispõem sobre acessibilidade em obras.

Se você está procurando por uma empresa de engenharia comprometida com a qualidade e segurança em seus projetos comerciais ou hospitalares, a Miltec está à sua disposição! 

Saiba mais sobre a Miltec e seus serviços em nosso site! Quer acompanhar nossas vagas disponíveis? Acesse nosso Linkedin, Facebook e Instagram. Acompanhe o nosso Blog e fique por dentro de todas as novidades sobre engenharia! Se você procura uma empresa com comprometimento, qualidade de serviço, experiência e transparência, venha solicitar uma proposta conosco! Até mais!

Abrir Whatsapp
1
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Obra de Engenharia é só mandar uma mensagem 😉