Dia Mundial do Meio Ambiente – Responsabilidade Ambiental na Construção Civil

Engenharia Civil

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, é uma data crucial para refletirmos sobre a importância da preservação ambiental. Neste contexto, um dos setores que mais tem voltado sua atenção para a responsabilidade ambiental é a construção civil.

responsabilidade-ambiental

Por muito tempo, o setor da construção civil foi condenado por práticas pouco ecológicas. A fim de mudar essa imagem e colaborar com a conscientização ambiental, o setor vem adotando conceitos como a construção sustentável a fim de aplicar as práticas de engenharia e construção civil de uma forma mais verde.

Por isso, no artigo de hoje falaremos sobre o que é responsabilidade ambiental, qual a sua importância para o meio ambiente, qual a importância da responsabilidade ambiental na construção civil, quais são as principais iniciativas sustentáveis no setor e como a Miltec aplica esse conceito em suas obras. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é responsabilidade ambiental? Como esse conceito ajuda a preservar o meio ambiente?

responsabilidade-ambiental

Podemos conceituar que responsabilidade ambiental é um conjunto de atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável do planeta. Seu objetivo é ajustar o crescimento econômico à proteção do meio ambiente não só na atualidade como para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.

A preocupação em buscar alternativas menos agressivas e diminuir a dependência dos recursos naturais cresceu consideravelmente nos últimos anos. Essa preocupação é ainda maior nas novas gerações, pois elas já sentem os impactos negativos da exploração excessiva do meio ambiente.

É justamente o pensamento de garantir a sustentabilidade para as gerações futuras que coloca em pauta a importância do ESG nas empresas. E, como já sabemos, não há como falarmos em ESG (Governança, Social e Ambiental) sem falarmos nas questões ambientais. Desta forma, a sustentabilidade está se consolidando como um requisito geral no mercado, especialmente na construção civil.

Qual a importância da responsabilidade ambiental na construção civil?

responsabilidade-ambiental

A construção civil enfrenta um grande desafio: a crise ambiental. O desmatamento, as mudanças climáticas e a poluição tornaram-se grandes preocupações de toda a sociedade. Neste contexto, o setor da construção civil, reconhecendo sua responsabilidade nesses problemas, está se adaptando e se reinventando.

Com isso, a construção civil está se focando não apenas em construir de forma mais eficaz e segura, mas também em seguir a tendência das construções sustentáveis em sua essência. Ou seja, o novo desafio é fazer com que as novas construções sirvam como soluções ambientais, e não como agentes potencializadores da degradação, harmonizando-as com o meio ambiente.

Quais as vantagens de contar com uma construtora responsável com o meio ambiente?

Diante dos desafios ambientais e alertas climáticos, as vantagens de uma abordagem sustentável na construção civil não são apenas desejáveis, mas essenciais.

A aplicação das práticas ESG na construção civil, além de beneficiar o meio ambiente, também traz ganhos diretos para todas as fases dos projetos de construção. Conheça algumas dessas vantagens a seguir:

1 – Redução de custos operacionais: A aplicação de práticas sustentáveis na engenharia civil representa uma economia considerável a médio e longo prazo. Isso ocorre porque tais práticas prezam pela eficiência do sistema, reduzindo drasticamente o consumo de água e energia. Isso diminui substancialmente os custos operacionais de um edifício ou estrutura.

2 – Conformidade com as regulamentações vigentes: As práticas de construção vem sendo reguladas por normas cada vez mais rigorosas. Ao adaptar seus processos e torná-los mais sustentáveis, as construtoras evitam multas e embaraços com as autoridades durante toda a obra.

3 – Valorização do empreendimento: A crescente preocupação com a adequação ao ESG faz com que empreendimentos sustentáveis sejam muito mais valorizados devido às demandas ecológicas. Desta forma, ter uma construção ambientalmente responsável é um diferencial para muitas empresas.

Quais são as principais práticas sustentáveis na construção civil?

responsabilidade-ambiental

Agora que explicamos o que é a responsabilidade ambiental e quais as vantagens de adotar práticas sustentáveis na construção civil, chegou o momento de explicar como as construtoras aplicam essas medidas na prática. Entenda a seguir:

1 – Planejamento sustentável: O primeiro passo de toda construção é o planejamento. E mesmo sendo uma etapa inicial, a responsabilidade ambiental já entra em cena aqui, através da avaliação do impacto ambiental do projeto e da busca por designs que sejam estéticamente agradáveis sem abrir mão da eficiência no consumo de recursos.

2 – Gestão de resíduos: Todo empreendimento gera resíduos. O que diferencia uma boa construtora é como ela gerencia esses materiais! É necessário ter a gestão e a reciclagem de resíduos em mente desde o planejamento até a execução. Minimizar desperdícios e reutilizar materiais, além de ajudar o meio ambiente, ajuda a reduzir custos na obra.

3 – Materiais sustentáveis: É importantíssimo que a construtora selecionada utilize materiais de construção de fontes sustentáveis e trabalhe com empresas parceiras que compartilham dos mesmos princípios, fazendo com que todas as etapas da construção sejam mais responsáveis.

4 – Eficiência energética: Implementar soluções sustentáveis como painéis solares, janelas eficientes e isolamento térmico é essencial para reduzir o consumo de energia de todo o edifício. Além de beneficiar o bolso do cliente a longo prazo, essas medidas também contribuem para a sustentabilidade do empreendimento.

Uma construção e, principalmente, uma empresa que tem responsabilidade ambiental, demonstra preocupação com o meio ambiente, conquistando não apenas de seus clientes, mas também de investidores e da população que está ao redor da obra, uma vez que todos tem a visão de que o empreendimento é algo ambientalmente responsável.

responsabilidade-ambiental

Por isso, é essencial contar com empresas que se preocupam com este tema e sempre buscam minimizar danos à natureza e trabalhar de forma consciente. Um ótimo exemplo é a Miltec Engenharia, que sempre utiliza práticas sustentáveis em suas obras e que possui um compromisso com a responsabilidade ambiental, além de contar com uma equipe altamente qualificada e especializada em todos os setores e etapas de uma construção, buscando sempre oferecer o melhor de maneira prática e ecologicamente correta.

A Miltec Engenharia possui duas principais formas de atendimento e oferta de seus serviços. Quando a empresa contrata o serviço do zero, é a Miltec quem desenvolve o projeto e depois o executa. No entanto, também trabalhamos em casos nos quais a sua empresa contrata um escritório de arquitetura que desenvolve o projeto. Nessas situações, após pronto, o projeto é fornecido à Miltec, que irá executá-lo, isto é, fazer a construção!

Especializada em obras para empresas e hospitais, obras comerciais e obras corporativas, a Miltec se compromete em entregar soluções de engenharia de alta qualidade que atendem rigorosamente as demandas específicas de seus clientes.

Se você busca uma empresa de engenharia comprometida com a responsabilidade ambiental em seus projetos comerciais ou hospitalares, a Miltec está à disposição. 

Conheça mais sobre a Miltec e seus serviços em nosso site. Para acompanhar nossas vagas disponíveis acesse nosso Linkedin, Facebook e Instagram. Não deixe de acompanhar nosso Blog para saber mais sobre engenharia! Procura uma empresa com comprometimento, qualidade de serviço, experiência e transparência? Venha solicitar uma proposta conosco!

Abrir Whatsapp
1
Escanear o código
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Obra de Engenharia é só mandar uma mensagem 😉