Gerenciamento de Insumos em Obras Civis: como fazer da maneira correta?

Engenharia Civil | Execução de Obras

Os materiais e mão de obra utilizados em obras, os chamados insumos, representam boa parte do orçamento de um projeto, e por isso ter uma boa gestão de insumos faz toda a diferença. Dessa forma, é possível evitar gastos desnecessários ou mesmo imprevistos corriqueiros, como a falta de recursos para a sua obra durante todo o processo de execução. Contudo, para gerenciá-los, é necessário saber previamente como esse processo deve ser realizado e quais medidas devem ser tomadas para que, então, o processo de execução da obra seja um sucesso. Venha conhecer mais sobre o gerenciamento de insumos e como melhorar o desempenho evitando gastos extras!

gerenciamento-de-insumos

O que é o gerenciamento de insumos?

Os chamados insumos, no setor de construção civil, nada mais são do que os serviços e materiais utilizados na execução de uma obra, sendo alguns exemplos a mão de obra que realiza o serviço de instalações elétrica, alvenaria, hidráulica, cimento, areia, pedra, fios, ferragens, entre outros materiais que são utilizados seja em uma reforma ou em uma construção.

O gerenciamento de insumos é a principal forma utilizada para controlar, organizar e também planejar quais serão os materiais utilizados e sua quantidade, visando evitar desperdício e atrasos na entrega do projeto. O gerenciamento é um ótimo aliado quando caminha lado a lado com o planejamento de obras, uma vez que tudo constará registrado no planejamento, e assim serão suporte uma para a outra, de forma que ambas auxiliem na melhor estratégia para a execução da obra.

Quais as vantagens do gerenciamento de insumos?

Ao realizar o gerenciamento de insumos, você pode evitar diversos problemas durante a obra, como por exemplo a compra excessiva de materiais, ou mesmo gerar gastos inesperados com a compra de materiais extras que não estavam planejados no orçamento, consequentemente isso irá gerar impactos positivos no resultado final de sua obra. Controlando a quantidade de insumos, independentemente de seu tipo, seja em construção ou reforma, você evita a falta, ou o excesso de produtos e materiais para realizar o projeto, evitando também o risco de atrasar o prazo final.

Além disso, possui outras diversas vantagens, como exemplo: é possível que você realize novos investimentos em sua empresa com essa economia que foi gerada.

Boas práticas que compõem um bom gerenciamento de insumos

Existem algumas etapas a serem cumpridas previamente. Por isso, reunimos aqui uma lista de boas práticas para um bom gerenciamento de insumos em obras:

  • Cuidar e acompanhar todas as fases do gerenciamento de insumos (manter foco em pontos como: planejamento de oferta e previsão de demanda, entrega, armazenamento, etc.)
  • Pontualidade para o início da obra e compra de materiais
  • Planejamento e cronograma de obras
  • Tenha uma equipe especializada em obras civis para realizar todo o projeto 
gerenciamento-de-insumos

Dessa forma, você poderá organizar todo o processo da obra de maneira correta e, consequentemente, evitar dores de cabeça. E, para que tudo seja realizado da maneira correta, é essencial contar com uma equipe especializada e altamente capacitada para que tudo ocorra da melhor forma possível, reduzindo gastos e cumprindo metas e prazos. 

Um ótimo exemplo de empresa que não apenas cumpre com o que promete mas também realiza isso com transparência é a Miltec, que tem compromisso com a eficiência e gerenciamento de insumos e mão de obra, sempre buscando entregar todos os projetos com qualidade, excelência e dentro dos prazos. Para uma obra ser realizada com qualidade, segurança e cumprimento de todas as normas, conte com quem entende do assunto, como a Miltec.

Conheça mais sobre a Miltec e seus serviços

Agora que você sabe sobre o que é o gerenciamento de insumos em obras civis e qual é a maneira correta de realizar de forma a beneficiar sua obra, que tal conhecer um pouco mais de uma empresa que sempre oferece esse e outros serviços com total garantia de qualidade e alto desempenho? A Miltec é uma empresa de engenharia que oferece serviços para a construção civil, além de projetos e execução de obras comerciais, corporativas, hospitalares e residenciais. Atualmente a Miltec está localizada e oferece seus serviços em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e na Região Sul. 

gerenciamento-de-insumos

A Miltec possui duas principais formas de atendimento e oferta de seus serviços. Quando a empresa contrata o serviço do zero, é a Miltec quem desenvolve o projeto e depois o executa. Porém, também trabalhamos em casos nos quais a sua empresa contrata um escritório de arquitetura que desenvolve o projeto. Nessas situações, após pronto, o projeto é fornecido à Miltec, que irá executá-lo, isto é, fazer a construção!

Conheça mais sobre a Miltec e seus serviços em nosso site. Para acompanhar nossas vagas disponíveis acesse nosso Linkedin, Facebook e Instagram. Não deixe de acompanhar nosso Blog para saber mais sobre engenharia! Procura uma empresa com comprometimento, qualidade de serviço, experiência e transparência? Venha solicitar uma proposta conosco!

Abrir Whatsapp
1
Escanear o código
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Obra de Engenharia é só mandar uma mensagem 😉