Diário de Obra: o que é e como fazer?

Engenharia Civil | Execução de Obras

O diário de obra, ou como também é conhecido, o Registro de Obra (RDO), é um documento essencial para as obras. Nele, o engenheiro registra diariamente os acontecimentos e fatos relevantes que ocorrem durante cada dia de obra, garantindo a segurança e organização da construção. Quer conhecer mais sobre o diário de obras e como ele pode fazer a diferença no andamento do projeto? Continue a leitura conosco e entenda mais!

O que é o Diário de Obras?

O diário de obras é um documento essencial e obrigatório para toda e qualquer obra seja do segmento de obras comerciais, corporativas ou até mesmo civis, no qual o engenheiro responsável pelo serviço registra as atividades que são realizadas durante todos os dias nos canteiros de obras, sendo esse um recurso indispensável. Além de ser utilizado para os registros das atividades do dia a dia, também tem grande função para registrar imprevistos ou acidentes que possam ocorrer, além de destacar todos os recursos e insumos que foram utilizados em cada etapa da obra.

diario-de-obra

Ou seja, o diário é um relatório que tem o objetivo de documentar e facilitar tanto o acompanhamento quanto a análise de todas as atividades que são realizadas pela construtora e os profissionais da área que estão envolvidos na obra, além de monitorar quaisquer desvios que aconteçam durante as atividades de trabalho, sendo alguns exemplos o avanço além do prazo pré-determinado ou do orçamento. Por isso, é essencial que o engenheiro responsável se atente a todas as informações que devem ser descritas no diário de obra diariamente.

Quais informações devem estar no diário de obras?

O diário de obras é um memorial descritivo no qual o engenheiro responsável descreve todos os dias os detalhes de serviços que foram realizados, os equipamentos utilizados durante o serviço e ocorrências diárias, além de diversas outras informações que podem ser importantes para o diário de obras, como por exemplo:

  • Dados gerais sobre a obra e o serviço realizado (Quem é o contratante da obra, o prazo do contrato e o decorrido, e o endereço);
  • Data do relatório toda vez que for adicionado
  • Cronograma da obra e seu planejamento;
  • Mão de obra, seja na questão de presença ou do desempenho apresentado no serviço;
  • Todos os equipamentos que foram utilizados e qual foi o local ou serviço em que foram requeridos;
  • Status de todas as atividades que estão previstas ou sendo realizadas na obra;
  • Eventuais ocorrências que podem vir a existir;
  • Imprevistos descritos após sua ocorrência, e medidas preventivas com o intuito de evitar que novas ocorrências aconteçam no setor da obra;
  • Todos os materiais requeridos e recebidos;
  • Comentários ligados a qualquer tópico descrito no diário de obra;
  • Fotos relacionadas a serviços ou ocorrências;
  • Anexos que possam ser importantes para a obra, o contratante e o contratado;
  • Assinatura do engenheiro responsável pela obra.

Ao seguir os requerimentos que são feitos para o diário de obras, além de manter toda e qualquer informação registrada devidamente, também é possível monitorar o desempenho e recorrer a uma fonte confiável em caso de qualquer divergência relacionada à obra. Por isso, é essencial que o responsável pela atualização e manutenção do documento, o engenheiro de obras, mantenha-o atualizado e devidamente documentado de acordo com todos os detalhes ocorridos no campo de obra.

diário de obra

Com isso, também surge a importância de se contratar uma empresa de engenharia que atue de acordo com as diretrizes obrigatórias e boas práticas, a fim de ter uma gestão eficiente nas obras civis. E, dessa forma, a melhor opção é recorrer a uma empresa com experiência, profissionalismo, excelência e qualidade em todos os serviços que executa, como por exemplo a Miltec, que conta com os melhores e mais especializados colaboradores em sua equipe a fim de exercer o serviço com qualidade, experiência e diferencial, sempre com transparência e visando cumprir todos os prazos e metas.

Sobre a Miltec

Agora que você já sabe o que é o diário de obras e como realizar um, além da importância desse documento para sua obra, que tal conhecer um pouco mais de uma empresa que sempre conta com essa etapa em todos os seus serviços de obras civis, além de oferecer diversos outros serviços sempre com total garantia de qualidade e alto desempenho?

A Miltec é uma empresa de engenharia que oferece serviços para a construção civil, além de projetos e execução de obras comerciais, corporativas, hospitalares e residenciais. Atualmente a Miltec está localizada e oferece seus serviços em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e na Região Sul. 

diário de obra

A Miltec possui duas principais formas de atendimento e oferta de seus serviços. Quando a empresa contrata o serviço do zero, é a Miltec quem desenvolve o projeto e depois o executa. Porém, também trabalhamos em casos nos quais a sua empresa contrata um escritório de arquitetura que desenvolve o projeto. Nessas situações, após pronto, o projeto é fornecido à Miltec, que irá executá-lo, isto é, fazer a construção!

Conheça mais sobre a Miltec e seus serviços em nosso site. Para acompanhar nossas vagas disponíveis acesse nosso Linkedin, Facebook e Instagram. Não deixe de acompanhar nosso Blog para saber mais sobre engenharia! Procura uma empresa com comprometimento, qualidade de serviço, experiência e transparência? Venha solicitar uma proposta conosco!

Abrir Whatsapp
1
Escanear o código
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Obra de Engenharia é só mandar uma mensagem 😉